A Bíblia como Literatura

Cristo concentrou em si duas naturezas, a saber, a humana e a de Deus. A Bíblia também apresenta em si duas dimensões: Literatura e Palavra de Deus.

Moisés Carlos
2 min readMar 17, 2017

Há uma tempo atrás assisti a uma palestra do Dr. Dale B. Martin da Universidade de Yale/EUA, num curso que ele ministrou e tratava sobre as dimensões da Bíblia como Literatura e como Palavra de Deus.

Assim como Cristo — quando esteve nessa terra — concentrava em si as duas naturezas, a saber, a humana e a de Deus num mesmo ser, a Bíblia também apresenta em si pelo menos duas dimensões (Literatura e Palavra de Deus).

Cristo desenvolveu-se como ser humano, nascendo, sendo menino e tornando-se homem. Trabalhou, teve sede, cansou, chorou, sangrou enquanto homem que era. A Bíblia — enquanto literatura — pode ter seus textos classificados entre poesia, História, crônicas, salmos, cânticos, epístolas etc, assim como fazemos como com qualquer texto literário. A Teoria da Literatura permite analisar textos em diversas abordagens diferentes, cada uma com um determinado enfoque que culminam com outro texto, ressaltando uma faceta do texto original.

Problemas surgem quando líderes usam a dimensão literatura como se fosse a palavra de Deus. Me recusando avançar pelo caminho fácil das heresias, vou manter-me nesse terreno mesmo da distorção propositada ou não do texto sagrado.

O pastor ou líder — tanto faz — preguiçoso, relapso, desleixado vai encontrar versículos suficientes para embasar seu comportamento enquanto o rebanho ou comunidade esvai diante dos olhos; o tirano também encontrará passagens que justifiquem sua tirania diante de qualquer movimento que ouse desafiar sua supremacia tirânica, o presunçoso e por ai vai, basta ver as igrejas exclusivistas que surgem para arrebanhar todo tipo de comportamento pecaminoso sem nenhuma necessidade ou compromisso real de conversão, com pretenso embasamento bíblico.

A Bíblia enquanto literatura, assim como qualquer obra literária, pode ser esgarçada, reduzida, desfigurada, montada a propósito próprio. Há muitos que não entendem de Teoria da Literatura, mas tem uma aptidão notável para “montar” textos.

No entanto, quando alguém entra na dimensão Palavra de Deus da Bíblia, seja qual for seu cargo ou posição, a primeira coisa que vai acontecer é enxergar a sua própria miséria. Ao invés de investir contra os outros, vai cair de joelhos, chorar e clamar misericórdia por si.

A proximidade com a Luz tem o poder de fazer enxergar-se pecador. Aquele que lê a Palavra de Deus não atira com tanta facilidade contra o próximo, pois ele sabe — porque vê — que tem tantos ou mais defeitos que seu próximo.

--

--